quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dacarb 200 Mg Injetável 1 Fa - Dacarb

Use os links abaixo para mais informações do medicamento

Dacarb 200 Mg Injetável 1 Fa
Ofertas do produto: www.maispreco.com/dacarb-200-mg-injetavel-1-fa/2747/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/dacarb.do
Laboratório: www.maispreco.com/eurofarma/2747/laboratorio.do



Informações
A Dacarbazina é um agente antineoplásico que pertence a um grupo de fármacos conhecido por agentes alquilantes. A Dacarbazina exerce seus efeitos, causando uma reação química que provoca danos ao material genético (DNA) das células tumorais, o que resulta em morte celular.

Indicações
Dacarb® (Dacarbazina) é indicado no tratamento de melanoma maligno metastático. Além disto, Dacarb® (Dacarbazina) é indicado na doença de Hodgkin como uma terapia de segunda linha quando em combinação com outros agentes eficazes.

Contra Indicações
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida à Dacarbazina e/ou aos demais componentes da formulação.

Advertências
A depressão hematopoiética é a toxicidade mais comum com Dacarbazina e envolve primariamente os leucócitos e plaquetas, embora anemia possa ocorrer algumas vezes. Leucopenia e trombocitopenia podem ser suficientemente graves, para causar a morte. Uma depressão da medula óssea requer cuidadosa monitorização das contagens de leucócitos, eritrócitos e plaquetas.A toxicidade hematopoiética pode justificar uma suspensão temporária, ou interrupção da terapia com Dacarb® (Dacarbazina). Toxicidade hepática acompanhada por trombose da veia hepática e necrose hepatocelular, resultando em morte foi relatada. A incidência de tais reações foi baixa, aproximadamente 0,01% dos pacientes tratados. Esta toxicidade foi observada principalmente quando a Dacarbazina foi administrada concomitantemente, com outras medicações antineoplásicas; entretanto, foi também relatada em alguns pacientes tratados somente com Dacarbazina. Pode ocorrer anafilaxia após administração de Dacarb® (Dacarbazina).Hospitalização não é sempre necessária; porém, exames laboratoriais adequados devem estar disponíveis. O extravasamento subcutâneo da medicação durante a administração I.V. pode resultar em dano ao tecido e dor de forte intensidade. Dor local, sensação de ardência e irritação no local de injeção podem ser aliviados por aplicação local de compressa quente.A carcinogenicidade da Dacarbazina foi estudada em ratos e camundongos. Lesões endocárdicas proliferativas, incluindo fibroscarcinomas e sarcomas, foram induzidas pela Dacarbazina em ratos. Em camundongos, a administração de Dacarbazina resultou na ocorrência de angiosarcomas do baço.É recomendado que Dacarb® (Dacarbazina) seja administrado sob supervisão de um médico qualificado com experiência no uso de agentes quimioterápicos. No tratamento de cada paciente, o médico deve estudar cuidadosamente a possibilidade de atingir o benefício terapêutico contra o risco de toxicidade.

Uso Na Gravidez
Categoria de risco D: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.A Dacarbazina demonstrou ser teratogênica em ratos quando administrada, em doses 20 (vinte) vezes a dose diária humana no 12º dia de gestação. A Dacarbazina quando administrada em doses 10 (dez) vezes superiores a humana em ratos machos (2 (duas) vezes por semana por 9 (nove) semanas) não afetou a libido; contudo, as fêmeas acasaladas tiveram maior incidência de reabsorção que os controles. Em coelhos, doses diárias de Dacarbazina 7 (sete) vezes a dose diária humana administrada nos 6º - 15º dias de gestação resultaram em anormalidade no esqueleto do feto. Não existiram estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. A Dacarbazina somente deve ser usada durante a gravidez se o benefício justificar o risco potencial para o feto. Não se sabe se este fármaco é excretado no leite humano. Devido a várias medicamentos serem excretadas no leite humano e ao potencial para tumorigenicidade demonstrada pela Dacarbazina em estudos em animais, deve ser tomada uma decisão entre continuar a amamentação, ou descontinuação do fármaco, levando em conta a importância da medicação para a mãe.

Interações Medicamentosas
Existem relatos de que a Dacarb azina, bem como outros antineoplásicos, podem afetar o comportamento de vários fármacos, incluindo: digoxina, anticoagulantes orais, fenitoína, suxametônio, diminuição de resposta a vacinas. A Dacarb azina reduz os efeitos da levodopa. Por meio de efeito sinérgico, a Dacarb azina aumenta o risco de depressão da medula óssea, quando administrada concomitantemente com placlitaxel, teniposídeo, topotecana e vinorelbina. Recomenda-se cautela quando Dacarb azina for administrada com algum desses medicamentos.

Reações Adversas
As reações tóxicas mais frequentemente observadas são sintomas de anorexia, náusea e vômito. Mais de 90% dos pacientes são afetados com as doses iniciais. Os vômitos persistem por 1 (um) ? 12 (doze) horas e são atenuados com fenobarbital e/ou proclorperazina. Raramente, em casos de náusea, ou vômito, houve necessidade de descontinuação da terapia. É muito rara a ocorrência de casos de diarréia. Propõe-se a restrição ao paciente da ingestão de alimentos por 4 (quatro) ? 6 (seis) horas, antes do tratamento. A rápida tolerância a esses sintomas sugere que um mecanismo do SNC possa estar envolvido, e geralmente estes sintomas diminuem após o primeiro, ou segundo dia. Alguns pacientes experimentam sintomas semelhantes à gripe, com febre a 39°C, mialgias e mal-estar. Estes sintomas geralmente ocorrem após administração de uma dose única elevada; podem persistir por vários dias e podem acontecer com tratamentos sucessivos. Alopécia, rubor facial e parestesia facial foram observados. Foram relatados poucos casos de anormalidades nos testes de função renal, ou hepática em seres humanos, após a administração de Dacarb® (Dacarbazina). Raramente, podem ocorrer reações de fotossensibilidade. Entretanto, estas anormalidades foram constatadas mais frequentemente nos estudos em animais. Eritemas e exantema urticariforme foram observados com menor frequência, após administração de Dacarb® (Dacarbazina).

Posologia
• Melanoma maligno: A dosagem recomendada é de 2 a 4,5 mg/kg/dia IV por 10 dias. O tratamento pode ser repetido em intervalos de 4 (quatro) semanas. Uma dosagem recomendada alternativa é de 250 mg/m2 dia IV por 5 dias. O tratamento pode ser repetido a cada 3 (três) semanas.• Doença de Hodgkin: A dosagem recomendada de Dacarbazina no tratamento da doença de Hodgkin é 150 mg/m2 por 5 (cinco) dias, em combinação com outras drogas eficazes. O tratamento pode ser repetido a cada 4 (quatro) semanas. Uma dosagem recomendada alternativa é 375 mg/m2 em 1 (um) dia, em combinação com outras doses eficazes, repetida a cada 15 (quinze) dias.

Superdosagem
Tratamento de suporte e monitorização da contagem das células sanguíneas.

Características Farmacológicas
FarmacodinâmicaEmbora o mecanismo de ação exato da Dacarbazina seja desconhecido, existem três hipóteses prováveis: 1 - inibição da síntese de DNA pela ação como um análogo de purina;2 - ação como um agente alquilante;3 - interação com grupos SH.• FarmacocinéticaApós administração intravenosa de Dacarbazina, o volume de distribuição excede o conteúdo total de água corpórea, o que sugere a localização em alguns tecidos corpóreos, provavelmente o fígado. A curva de desaparecimento no plasma é bifásica, com uma meia vida inicial de 19 (dezenove) minutos e uma meia-vida terminal de 5 (cinco) horas. Em um paciente com disfunções hepática e renal, as meias-vidas foram aumentadas para 55 (cinqüenta e cinco) minutos e 7,2 horas, respectivamente.A excreção cumulativa média de Dacarbazina inalterada na urina é 40% da dose injetada em 6 (seis) horas. A Dacarbazina está mais sujeita à secreção tubular renal do que à filtração glomerular. Em concentrações terapêuticas, a Dacarbazina não se liga apreciavelmente às proteínas plasmáticas. No homem, a Dacarbazina é amplamente degradada. Além da Dacarbazina inalterada, 5-aminoimidazol-4-carboxamida (AIC) é o maior metabólito da Dacarbazina excretado na urina.

Uso em grupos de risco
Dacarb® (Dacarbazina) pode ser usada por pessoas acima de 65 (sessenta e cinco) anos de idade desde que sejam observadas as precauções comuns ao produto.

Armazenagem
Conservar na embalagem original, sob refrigeração (temperatura entre 2° ?a 8ºC) e proteger da luz.O prazo de validade do medicamento encontra-se impresso na embalagem externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário