quarta-feira, 29 de junho de 2011

Anzemet 100 Mg Injetável 1 Amp X 5 Ml - Anzemet

Use os links abaixo para mais informações do medicamento

Anzemet 100 Mg Injetável 1 Amp X 5 Ml
Ofertas do produto: www.maispreco.com/anzemet-100-mg-injetavel-1-amp-x-5-ml/3963/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/anzemet.do
Laboratório: www.maispreco.com/sanofi-aventis/3963/laboratorio.do



Informações
O mesilato de dolasetron e seu principal metabólito, o hidrodolasetron, são antagonistas seletivos dos receptores 5-HT3. Os receptores 5-HT3 estão localizados em altas concentrações nas terminações nervosas periféricas do nervo vago e, centralmente, na zona quimiorreceptora deflagadora da área postrema. Acredita-se que os agentes quimioterápicos e radioterapia causem náuseas e vômitos pela liberação de 5HT das células enterocromafins do intestino delgado, e que o 5HT liberado ative os receptores 5-HT3 localizados nas terminações aferentes do nervo vago, iniciando o reflexo do vômito. A ativação das vias aferentes vagais pode também liberar 5HT na área postrema, iniciando a emese centralmente. O efeito do Anzemet IV (Mesilato de dolasetron) no controle das náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia se deve ao antagonismo aos receptores 5-HT3 nos neurônios localizados tanto perifericamente quanto em regiões centrais. Os mecanismos de ação em casos de náuseas e vômitos pós-operatórios ainda são desconhecidos; no entanto, acredita-se que estejam relacionados àqueles envolvidos na indução de náuseas e vômitos causados por quimioterapia.

Indicações
Somente para uso adulto Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) é indicado para: - Controle de náuseas e vômitos em pacientes que recebem tratamento quimioterápico inicial ou repetido para câncer (incluindo altas doses de cisplatina). - Tratamento de náuseas e vômitos pós-operatórios. - Prevenção de náuseas e vômitos em pacientes submetidas a cirurgias ginecológicas intra-abdominais.

Contra Indicações
Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade ao mesilato de dolasetrona ou a qualquer outro componente da fórmula. Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) é contra-indicado para pacientes pediátricos com idade inferior a 18 anos (ver item Precauções e Advertências).

Advertências
Antagonistas dos receptores 5HT3, incluindo mesilato de dolasetrona, podem causar prolongamento no intervalo de condução particularmente em QTc, o que pode ser demonstrado no ECG. O uso do mesilato de dolasetrona é contra-indicado em pacientes pediátricos (ver item Contra-Indicações) visto que: - tem ocorrido muito comumente alterações eletrocardiográficas agudas; - existem dados que sugerem que as alterações agudas no intervalo QTc são maiores nas crianças do que nos adultos; - foram relatados casos individuais de arritmia supraventricular sustentada e arritmias ventriculares, parada cardíaca e infarto do miocárdio em crianças e adolescentes. Foram relatados casos de hipersensibilidade cruzada em pacientes que receberam tratamento com outros antagonistas seletivos dos receptores 5HT3. Isto não foi observado com o uso de mesilato de dolasetrona. Devido aos potenciais efeitos adicionais, deve-se ter cautela nas situações onde o prolongamento do intervalo de condução cardíaca (particularmente QTc) pode estar presente, visto que antagonistas dos receptores 5HT3, tais como dolasetrona, podem prolongar os intervalos no ECG. Nestas situações, deve-se avaliar cuidadosamente a relação risco-benefício antes do início do tratamento, particularmente em pacientes com prolongamento do intervalo QTc acentuado (por exemplo, em associação com prolongamento congênito do intervalo QTc), pacientes com bloqueio átrio-ventricular II-III, pacientes com bloqueio total de ramo, pacientes recebendo concomitantemente antiarrítmicos classe I e III e pacientes com distúrbios eletrolíticos (hipopotassemia ou hipomagnesemia, pacientes recebendo diuréticos com potencial para indução de distúrbios eletrolíticos). Prolongamento dos intervalos cardíacos pode causar conseqüências cardiovasculares, incluindo parada cardíaca ou arritmias cardíacas (Ver item Reações Adversas). A administração de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) não foi associada à sonolência, prejuízo da cognição e da capacidade de concentração. Atenção diabéticos: contém manitol (38,20 mg/mL).

Uso Na Gravidez
Não há experiência do uso de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) em mulheres grávidas. Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) deve ser utilizado durante a gravidez, somente se evidentemente necessário. Estudos de reprodução em animais com a administração de mesilato de dolasetrona durante a organogênese não demonstraram nenhuma evidência de teratogenicidade. Nenhum efeito adverso fetal foi observado após a administração intravenosa de mesilato de dolasetrona em animais durante estudos de reprodução. Com a administração oral de doses de 100 mg/kg/dia em ratos e coelhos resultando em toxicidade materna observou-se diminuição do peso corpóreo fetal e com a administração de doses maiores ou iguais a 20 mg/kg/dia observou-se aumento na reabsorção precoce e perdas fetais pós implantação em coelhos. Não foi observada toxicidade animal perinatal e pós-natal. Estudos de fertilidade em ratos machos e fêmeas não demonstraram evidência de prejuízo à fertilidade. Lactação Não se sabe se o mesilato de dolasetrona e seus metabólitos são excretados no leite materno. Portanto, não é recomendado que mães recebendo Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) prossigam com a lactação.

Interações Medicamentosas
Um estudo de interação com outras drogas mostrou um aumento de 15% na concentração plasmática do metabólito ativo quando o mesilato de dolasetrona foi administrado concomitantemente a cimetidina (inibidor não seletivo do citocromo P- 450) e diminuição de 17% quando administrado concomitantemente a rifampicina (potente indutor do citocromo P-450), mas estas alterações não foram associadas com nenhum evento clínico adverso. Mesilato de dolasetrona não provoca indução das enzimas do citocromo P-450.

Reações Adversas
A seguinte taxa de freqüência CIOMS é utilizada, quando aplicável: Muito comum = >= 10%; Comum = 1-10% dos pacientes; Incomum = 0,1-1% dos pacientes; Raro = 0,01-0,1% dos pacientes; Muito raro = 0,01% dos pacientes ou menos. As reações associadas ao tratamento com Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) em estudos clínicos controlados incluíram: cefaléia, vertigem, aumento transitório leve das transaminases hepáticas e hipotensão. Após o início da comercialização, foi relatado também dor ou sensação de queimação no local da administração intravenosa. Imediatamente ou um pouco após a administração do mesilato de dolasetrona em bolus intravenoso pode ocorrer raramente hipotensão grave, bradicardia e possível perda de consciência. Estas reações ocorreram em pacientes recebendo mesilato de dolasetrona para a prevenção de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia. Existem relatos muito raros de taquicardia ventricular ou taquicardia amplamente complexa e fibrilação ventricular/parada cardíaca após administração intravenosa. Antagonistas dos receptores 5HT3, incluindo o mesilato de dolasetrona, tem demonstrado causar alterações no ECG tais como prolongamento dos intervalos QTc, PR e QRS. Estas alterações estão relacionadas à magnitude e freqüência dos níveis sangüíneos do metabólito ativo e são auto-limitantes com o declínio da sua concentração sérica. Alguns pacientes apresentaram prolongamento dos intervalos por 24 horas ou mais. O prolongamento destes intervalos pode levar a conseqüências cardiovasculares, incluindo parada ou arritmias cardíacas. Assim como com outros antagonistas dos receptores 5HT3, há raros relatos de reações anafiláticas/anafilactóides incluindo reações cutâneas como rash, prurido e urticária; reações respiratórias como broncoespasmo, e muito raramente, edema facial/angioedema e choque.

Posologia
Náuseas e vômitos induzidos por terapia contra câncer: Para prevenção de náuseas e vômitos em pacientes recebendo quimioterapia emetogênica, é recomendada dose única de 100 mg de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona), aproximadamente 30 minutos antes de cada tratamento quimioterápico. Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) pode ser administrados por um período máximo de 4 dias consecutivos com relação a qualquer ciclo de quimioterapia. A eficácia de Anzemet (mesilato de dolasetrona) injetável no controle de náuseas e vômitos pode ser aumentada pela administração concomitante de corticosteróides. Pediátrico: pacientes com idade inferior a 18 anos: Mesilato de dolasetrona é contra-indicado nesta população. Náuseas e vômitos pós - operatórios: Para o tratamento de náuseas e vômitos pós-operatórios, administrar dose única de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) logo que a náusea ou vômito aparecer. A dose recomendada para o tratamento é 12,5 mg. Para prevenção de náuseas e vômitos pós-operatórios em pacientes submetidas a cirurgias ginecológicas intra-abdominais é recomendada dose única de 12,5 mg de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) no momento do fim da anestesia. Idosos: Não é necessário ajuste posológico. Pacientes com insuficiência renal: Não é necessário ajuste posológico. Pacientes com insuficiência hepática: Não é necessário ajuste posológico. Modo de preparo e administração: Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) pode ser administrado a uma velocidade de 100 mg/30 segundos ou pode ser diluído para 50 ml com soluções injetáveis compatíveis, tais como: solução salina, ou solução de dextrose 5% e infundido por um período de até 15 minutos. Deve-se evitar administração IV mais rápida (ver item Reações Adversas). Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) é compatível com seringas de polipropileno. Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) não deve ser misturado com outros medicamentos. É importante que se proceda a lavagem da linha de infusão antes e após a administração do mesilato de dolasetrona. A solução de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) na concentração de 4 mg/ml demonstrou ser fisicamente incompatível com os seguintes medicamentos quando administrada através da mesma linha intravenosa: carmustina, 5-fluorouracil, aciclovir sódico, ampicilina sódica, cefazolina sódica, succinato sódico de cloranfenicol, fosfato de clindamicina, fosfato sódico de dexametasona, succinato sódico de metilprednisolona, trimetoprima com sulfametoxazol, aminofilina, anfotericina B, heparina sódica, fosfato de potássio e bicarbonato de sódio. A solução de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) na concentração de 20 mg/ml é fisicamente incompatível com tiopental sódico. Após diluição de Anzemet IV (mesilato de dolasetrona) nos seguintes fluidos de infusão compatíveis: solução injetável de dextrose 5%, solução injetável de cloreto de sódio 0,9%, solução injetável de dextrose 5% e cloreto de sódio 0,45%, solução injetável de Ringer lactato e dextrose 5%, solução injetável de Ringer lactato e solução injetável de manitol 10%, a solução resultante pode ser armazenada durante 48 horas sob refrigeração (5°C) ou por 24 horas se mantida à temperatura de 30°C.

Superdosagem
• Sinais e Sintomas Houve relatos de superdosagem. Foram relatados hipotensão grave, tontura e prolongamento dos intervalos PR, QRS e QTc após superdose de infusão intravenosa. • Conduta Em caso de suspeita de superdosagem deve-se instituir tratamento de suporte. Não existe antídoto específico para Anzemet IV (mesilado de dolasetrona). Não se sabe se o dolasetrona é removido por hemodiálise ou diálise peritoneal. Na suspeita de superdosagem, recomenda-se a realização de ECG, e caso seja clinicamente indicado, deve-se monitorar a função cardíaca do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário