quarta-feira, 29 de junho de 2011

Artren 100 Mg 10 Caps - Artren

Use os links abaixo para mais informações do medicamento

Artren 100 Mg 10 Caps
Ofertas do produto: www.maispreco.com/artren-100-mg-10-caps/1067/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/artren.do
Laboratório: www.maispreco.com/merck/1067/laboratorio.do



Informações
Artren® tem ação analgésica e antiinflamatória, que se manifesta uma hora após a ingestão dacápsula, permanecendo por tempo prolongado.

Indicações
Antiinflamatório, analgésico e antipirético.

Contra Indicações
Artren (Cápsulas, Injetável e Supositório) não deve ser utilizado por pacientes com úlceras pépticas, gastrites e duodenites. O uso do produto é também contra-indicado em pessoas com porfiria aguda e nas com reconhecida hipersensibilidade ao diclofenaco ou a qualquer um dos excipientes, assim como naqueles pacientes alérgicos cujas crises de asma e/ou rinite são desencadeadas ou agravadas pelo uso de salicilatos e outros medicamentos inibidores da síntese de prostaglandinas.

Advertências
Em tratamentos prolongados deve-se controlar periodicamente o hemograma e as funçõesrenal e hepática.Como as prostaglandinas têm grande importância na manutenção do fluxo sangüíneo renal,o produto deve ser empregado com cautela em nefropatas, cardiopatas, pacientes em usode diuréticos e após grandes cirurgias.É igualmente recomendável cautela ao prescrevê-lo a idosos, em especial, aqueles quetenham função renal prejudicada e em uso de diuréticos e beta-bloqueadores. Os pacientesque apresentarem tonturas ou outros distúrbios do sistema nervoso central devem abstersede dirigir veículos ou operar máquinas. Em pacientes grávidas, Artren® Cápsulas sódeverá ser prescrito em casos de extrema necessidade. Essa recomendação éespecialmente aplicável nos três últimos meses de gravidez, pela possibilidade deocorrerem alterações na motilidade uterina e/ou fechamento prematuro do canal arterial. Épequena a quantidade de diclofenaco eliminada no leite materno, podendo, no entanto,ocasionar efeitos indesejáveis sobre o lactente. Conseqüentemente, é aconselhável quemulheres que estejam amamentando abstenham-se de usar Artren® Cápsulas.

Uso Na Gravidez
Artren® não deve ser usado por gestantes e mulheres que estejam amamentando, a não serque haja extrema necessidade.Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.Informar ao médico se está amamentando.

Interações Medicamentosas
Interações medicamentosasO diclofenaco, tal como outros antiinflamatórios não-hormonais, interage com antihipertensivose diuréticos provocando, no primeiro caso, hipertensão e, no segundo,anulação do efeito diurético com exacerbação de insuficiência cardíaca e hipertensão. Autilização de diuréticos poupadores de potássio deve ser acompanhada de controle depotassemia, pois esses agentes, combinados aos antiinflamatórios não-hormonais, podemocasionar aumento da potassemia e insuficiência renal aguda reversível. Não existemrelatos de interações significativas entre o diclofenaco e anticoagulantes, assim como entreaquela substância e os antidiabéticos orais. A utilização de antiinflamatórios nãohormonais,menos de 24 horas após ou antes de tratamento com metotrexato podeocasionar elevação dos níveis séricos dessa última droga e aumentar sua toxicidade. Odiclofenaco aumenta os níveis plasmáticos de lítio, por prejudicar sua excreção renal.

Reações Adversas
Embora possam ocorrer reações adversas em cerca de 30% dos pacientes tratados com diclofenaco, essas reações são em geral pouco importantes, somente obrigando à interrupção do tratamento em menos de 1% dos casos. As reações adversas mais comuns envolvem o aparelho gastrintestinal (13,5-25%) e o sistema nervoso (1-9%): - No aparelho gastrintestinal - náuseas, vômitos, epigastralgia, diarréia, sangramento gastrintestinal, alterações na função hepática, exacerbação de colite ulcerativa, casos isolados de úlcera péptica com perfuração.-No sistema nervoso - cefaléia, vertigem, insônia, sonolência, agitação, convulsões, distúrbios visuais (visão borrada e diplopia). Existem relatos, pouco freqüentes, das seguintes reações adversas: -Erupções cutâneas, fenômenos de hipersensibilidade (broncoespasmo, reações anafiláticas ou anafilactóides), edema, eritema multiforme, fotossensibilização, insuficiência renal aguda, hematúria, nefrite intersticial, síndrome nefrótica, trombocitopenia, leucopenia, agranulocitose, anemia aplástica, anemia hemolítica e síndrome de Stevens-Johnson. No local de aplicação das injeções podem surgir fenômenos inflamatórios, dor e, mais raramente, formação de abscesso e necrose. Os supositórios podem ocasionar irritação retal e exacerbação de hemorróidas.

Posologia
Crianças acima de 14 anos e adultos: Artren 100mg - Cápsulas Uma cápsula ao dia, ingerida sem mastigar, com um pouco de líquido, antes ou depois das refeições, ou outra posologia a critério médico. A duração do tratamento depende da patologia e da resposta clínica do paciente. Artren 75mg - Injetável Recomenda-se usualmente uma ampola diária, injetada profundamente no quadrante superior externo da região glútea. Em estados dolorosos muito intensos, excepcionalmente, podem ser aplicadas duas ampolas diárias, com intervalo de algumas horas, uma em cada nádega. Na cólica renal, a segunda ampola pode ser aplicada 30 minutos após a primeira. Por se tratar de medicação para situações agudas, Artren Injetável não deve ser usado por mais de dois dias. Quando for necessário o uso mais prolongado de agentes antiinflamatórios/analgésicos, deve-se continuar o tratamento com Artren na forma de cápsulas.Artren 50mg - Supositório Recomendam-se 50 a 200mg (um a quatro supositórios) ao dia, de acordo com o quadro clínico e a resposta do paciente.

Superdosagem
São raros os relatos de superdose de antiinflamatórios não-hormonais. Isso decorre de seremessas substâncias gastroirritantes (provocando vômito, quando em doses elevadas) e de fácilexcreção pelos rins.Considerando a curta duração da meia-vida do diclofenaco, pode-se esperar grande margem desegurança. O tratamento da superdose e da intoxicação aguda consiste, essencialmente, emmedidas de suporte e tratamento sintomático se surgirem complicações (hipotensão, depressãorespiratória, insuficiência renal, convulsões, irritação). Em caso de ingestão de número excessivode cápsulas, o tratamento compreende também lavagem gástrica e uso de carvão ativado.

Características Farmacológicas
Artren® Cápsulas contém diclofenaco, substância antiinflamatória não-hormonal, com potenteação analgésica e antitérmica por interferência na cascata do ácido araquidônico. São conhecidasas ações pró-inflamatórias dos derivados do ácido araquidônico, atribuindo-se às prostaglandinas eaos leucotrienos, pelo menos parcialmente, a responsabilidade pelos sinais clássicos deinflamação, tais como eritema, permeabilidade vascular aumentada, edema e dor. O diclofenaco,assim como a maioria dos antiinflamatórios não-hormonais, inibe a enzima ciclo-oxigenase,responsável pela transformação do ácido araquidônico em PGG2, etapa indispensável à formaçãode prostaglandinas, prostaciclina e tromboxano. Além disso, existem estudos indicativos de que odiclofenaco, ao contrário de outros antiinflamatórios não-hormonais, reduz a quantidade de ácidoaraquidônico disponível, inibindo sua liberação e aumentando sua reincorporação aos triglicerídioscelulares. Dessa maneira, o diclofenaco reduz também a formação de ácido 5-hidroxieicosatetranóico (5-HETE) e de leucotrieno B4, produtos da metabolização do ácidoaraquidônico na via das lipoxigenases. Graças a essas ações farmacológicas, o diclofenaco reduzo processo inflamatório de origem reumática, traumática ou infecciosa, exercendo pronunciadoefeito analgésico em diversas condições dolorosas, relacionadas ao aumento das prostaglandinas(p. ex. dismenorréia, enxaqueca). O diclofenaco é fácil e rapidamente absorvido pelo tubo digestivoou a partir do local da injeção, atingindo concentrações máximas a partir de 1 hora após aingestão, 20 minutos após a aplicação intramuscular ou 40 minutos após a aplicação dosupositório. Embora sua meia-vida plasmática seja em média, cerca de 2 horas, o medicamento éeficaz mesmo quando administrado uma ou duas vezes ao dia. Isso se deve à sua capacidade deatingir níveis significativos e duradouros nos locais inflamados. Existem estudos comprovando queo diclofenaco, 2 horas após a injeção e 4 horas após a ingestão, atinge picos máximos no líquidosinovial, nele permanecendo em altas concentrações mesmo após 24 horas.

Uso em grupos de risco
Pacientes idososOs pacientes idosos são mais sensíveis à ocorrência de efeitos colaterais com antiinflamatóriosnão-hormonais (em especial, redução do volume urinário e irritação da mucosa gastrintestinal).Devem, portanto, utilizar a menor posologia capaz de produzir os efeitos terapêuticos desejados,pelo menor tempo possível.

Armazenagem
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário