Use os links abaixo para mais informações do medicamento
Glitisol 500 Mg 20 Caps
Ofertas do produto: www.maispreco.com/glitisol-500-mg-20-caps/1756/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/glitisol.do
Laboratório: www.maispreco.com/zambon/229/laboratorio.do
Glitisol 2,5g Granulado 2 Env X 8 G
Ofertas do produto: www.maispreco.com/glitisol-2,5g-granulado-2-env-x-8-g/1757/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/glitisol.do
Laboratório: www.maispreco.com/zambon/229/laboratorio.do
Informações
O Glitisol é facilmente absorvido e atinge picos hemáticos rapidamente. As concentrações teciduais, de regra equivalentes e até superiores às plasmáticas, são mais elevadas e persistentes nos rins, fígado e baço. O tianfenicol ultrapassa a barreira hemato-encefálica, atingindo, no líquor, concentrações terapêuticas independentemente da presença ou não de processos inflamatórios das meninges. Não sofre metabolização e apresenta mínima ligação com as proteínas plasmáticas. O tianfenicol é um antibiótico de amplo espectro, que age sobre microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, inclusive anaeróbicos, clamídias, micoplasmas e alguns protozoários.A eliminação, quase exclusivamente sob forma biologicamente ativa, processa-se por via urinária e biliar.O Glitisol, mais especificamente o seu princípio ativo - o tianfenicol, não é hepatotóxico, ototóxico, nem nefrotóxico.Não provoca reações do tipo anafilática, coloração dentária e agranulocitose.Apresenta boa tolerabilidade gástrica, principalmente em comparação aos outros antibióticos e quimioterápicos de amplo espectro. Quanto à tolerabilidade hematológica, raramente se observa anemia ou leucopenia, as quais são reversíveis ao término do tratamento.
Indicações
Infecções respiratórias, gênito-urinárias, hepatobiliares, cirúrgicas, dos tecidos moles, otorrinolaringológicas, meningites purulentas, febre tifóide e paratifóide, brucelose por microrganismos sensíveis ao tianfenicol.
Contra Indicações
O produto é contra-indicado nos casos de insuficiência de hematopoiese, no primeiro e segundo trimestres de gestação, anúria e em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Advertências
Aconselha-se o controle hematológico periódico quando em tratamentos prolongados, além de 10-15 dias e com doses elevadas, particularmente em indivíduos com insuficiência renal, alcoolismocrônico ou outras doenças crônicas debilitantes.Deve ser evitada a administração de tianfenicol com outros tratamentos potencialmente capazesde inibir a função medular.Menos do que 10 % do tianfenicol é metabolizado no fígado, assim, não é necessário reduzir adose na insuficiência hepática. Doses plasmáticas excessivamente altas podem também ocorrerapós a administração de doses habituais a pacientes com grave comprometimento da função renale em recém-nascidos, prematuros ou não, pois estes apresentam processos metabólicos imaturos.Preferentemente, Glitisol® não deve ser administrado nesses casos. Caso seja necessária a suautilização, aconselha-se não ultrapassar a dose de 25 mg/kg/dia nos recém-nascidos e noslactentes (até 4 semanas de vida) e de 50 mg/kg/dia na primeira infância.O tianfenicol é excretado no leite materno, portanto não deve ser administrado durante a lactaçãoe não é recomendável sua administração durante a gravidez.O tianfenicol não deve ser administrado concomitantemente a imunizações ativas (vacinações).
Uso Na Gravidez
Sabe-se que o tianfenicol atravessa a barreira placentária, e é excretado no leite humano. Assimsendo, o seu uso em grávidas e lactantes só deverá ser indicado se os potenciais benefíciosjustificarem os riscos.
Interações Medicamentosas
Embora o tianfenicol não seja metabolizado no fígado por inibir enzimas mitocondriais, pode afetaro metabolismo do álcool e outras drogas. Aumenta os efeitos dos anticoagulantes cumarínicos(dicumarol, varfarina sódica), de certos hipoglicemiantes orais (tolbutamida, clorpropamida), e deanticonvulsivantes (fenitoína). Pode diminuir os efeitos do ferro e da vitamina B12 em pacientesanêmicos, dos contraceptivos orais e do acetaminofeno (paracetamol). A metabolização daciclofosfamida pode ser diminuída com o uso simultâneo com o tianfenicol.
Reações Adversas
Podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, sobretudo c/ a administração oral tais como diarréia e, mais raramente, pirose, náusea e vômitos. São esporádicas reações cutâneo-mucosas ou distúrbios tais como anorexia e cefaléia.Pode manifestar-se leve diminuição da hemoglobina e/ou glóbulos vermelhos, mas raramente leucopenia. Estes fenômenos são todavia, de pouca importância clínica uma vez que são rapidamente revertidos ao término do tratamento.
Posologia
Cápsulas - No adulto a dose média é de 1,0 g em duas tomadas diárias ou 1,5 g ao dia, fracionada em 3 doses, ou a critério médico de acordo c/ o tipo e a gravidade da infecção.Granulado (Glitisol G) - 1 envelope de Glitisol G misturado em meio copo de água, preferivelmente c/ o estômago cheio.No tratamento das infecções gonocócicas agudas, a posologia recomendada é de 2,5 g em dose única. Em caso de persistência da secreção uretral, após 48 horas da administração, aconselha-se outra dose.A indivíduos gastrolábeis, aconselha-se administrar o produto durante as refeições ou c/ leite.Nas infecções por clamídeas: 1 envelope de Glitisol G, no primeiro e segundo dia, e 1 g ao dia de Glitisol cápsulas por via oral (500 mg a cada 12 horas), por um período médio de 10 dias.Como norma terapêutica nas D.S.T., deve-se tratar contemporaneamente os parceiros sexuais.
Superdosagem
No evento agudo da ingestão de grande concentração de tianfenicol sob quaisquer das formas deapresentação, estimular o vômito e/ou realizar lavagem gástrica. No caso de distúrbio grave dahematopoiese, interromper a administração e encaminhar ao especialista.
Características Farmacológicas
Glitisol® tem como princípio ativo o tianfenicol, antibiótico bacteriostático de amplo espectroderivado do cloranfenicol, que age sobre microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos,inclusive alguns anaeróbios. Bactérias dos gêneros Mycoplasma, Chlamydia, Haemophilus,Brucella, Campylobacter, Legionella, Pasteurella e Vibrio costumam ser muito sensíveis aotianfenicol. Os cocos Gram-negativos, como Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidiscostumam ser altamente sensíveis ao tianfenicol.O tianfenicol atravessa as barreiras placentária e hemato-encefálica, atingindo concentraçõesterapêuticas no líquor, é excretado no leite materno e difunde-se no tecido pulmonar. Cerca de10% da droga circulam ligados a proteínas plasmáticas. De acordo com a forma farmacêuticaadotada, a ação esperada do medicamento inicia-se em 1 a 2 horas após sua ingestão. A meiavidado produto é de cerca de 2 a 3 horas, mas, ao contrário do cloranfenicol, a meia-vida aumentanos pacientes com insuficiência renal. É excretado na urina e cerca de 70% da dose administradaé recuperada na urina sob forma biologicamente ativa dentro de um período de 24 horas. Aconjugação hepática com o ácido glicurônico é desprezível e, uma pequena porcentagem éeliminada na bile e nas fezes.
Uso em grupos de risco
Não há recomendações especiais, deve-se seguir as orientações gerais desta bula.
Armazenagem
O medicamento deve ser guardado, antes e após a abertura da embalagem, em temperaturaambiente (entre 15º C e 30º C) e protegido da umidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário