terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fansidar 500 + 25 Mg 30 Amp X 2,5 Ml - Fansidar

Use os links abaixo para mais informações do medicamento

Fansidar 500 + 25 Mg 30 Amp X 2,5 Ml
Ofertas do produto: www.maispreco.com/fansidar-500-+-25-mg-30-amp-x-2,5-ml/1350/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/fansidar.do
Laboratório: www.maispreco.com/roche/1350/laboratorio.do



Informações
Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) atua sobre os agentes causadores da malária, graças à potencialização recíproca de seus dois componentes. Devido à esta marcante ação sinérgica, as formas eritrocíticas assexuadas dos parasitas da malária (trofozoítos e esquizontes) são eliminadas com uma única dose. Este efeito é possível graças ao bloqueio de duas enzimas envolvidas na biossíntese do ácido folínico dos parasitas. O Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) é eficaz contra todos os plasmódios patogênicos humanos (P. falciparum, P. vivax, P. ovale, P. malariae) e também contra cepas resistentes a agentes antimaláricos, como a cloroquina e outras 4-aminoquinoleínas ou à pirimetamina. Entretanto, em certas áreas endêmicas, particularmente na América do Sul e Sudeste da Ásia podem ser encontradas cepas de Plasmodium falciparum que desenvolveram resistência ao Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina). Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) pode ser associado à quinina e à mefloquina assim como a antibióticos (vide Interações medicamentosas-). Não possui efeito hipoglicêmico e não influencia a ação dos medicamentos antidiabéticos. Foram observados danos fetais no rato quando da administração de Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) no início da gestação. Tais danos são causados pelo antagonista do ácido fólico, a pirimetamina, e podem ser evitados pela administração concomitante de ácido folínico.

Indicações
Tratamento e profilaxia da malária. Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) é também eficaz em infecções causadas por Toxoplasma gondii e na profilaxia de pneumonia por Pneumocystis carinii. Tratamento da malária Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) está indicado no tratamento da malária por P. falciparum, quando a infecção ocorre em área de resistência à cloroquina. Profilaxia da malária Está indicado para viajantes que se destinam a áreas onde a malária por P. falciparum resistente à cloroquina é endêmica. Sempre que se desejar fazer profilaxia da malária, deve ser considerada a situação da doença, a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais e, em particular, a tendência à resistência na área para a qual se destina o viajante. Até o momento, não existe nenhum agente antimalárico que proteja totalmente o paciente contra a malária, mas a administração consciente de medicamentos profiláticos pode, habitualmente, prevenir uma evolução da doença. As mulheres grávidas devem ser alertadas para o risco de contrair a doença e aconselhadas a não fazer viagens desnecessárias para as zonas endêmicas.

Contra Indicações
Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) está contra-indicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade a sulfonamidas. A OCORRÊNCIA DE REAÇÕES CUTÂNEAS EXIGE A SUSPENSÃO IMEDIATA DA DROGA E A CONSULTA A UM MÉDICO. Deve-se evitar exposição excessiva ao sol. Quando o Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) é administrado durante mais de 3 meses deve-se fazer hemograma regularmente. Durante a administração prolongada de altas doses, como no tratamento da toxoplasmose, pode-se prevenir a deficiência de ácido fólico pela administração de ácido folínico. O uso profilático (repetido) de Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) está contra-indicado em pacientes com insuficiência renal grave, acentuado dano do parênquima hepático ou discrasia sangüínea.

Uso Na Gravidez
As observações clínicas não revelaram qualquer dano fetal como se poderia prever a partir dos resultados da experimentação animal. Mesmo assim, o Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) não deve ser administrado no início da gravidez ou a mulheres nas quais não se pode afastar com segurança o risco de gravidez, a não ser nos casos de absoluta necessidade. Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) não deve ser administrado a mulheres que estão amamentando. Caso seja necessário, deve-se interromper a alimentação ao seio. O Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) não deve ser administrado a crianças com menos de 2 meses de vida.

Interações Medicamentosas
Deve-se evitar a administração concomitante de Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) e trimetoprima ou trimetoprima-sulfonamida, pois isto pode prejudicar ainda mais o metabolismo do ácido fólico e, em conseqüência, originar reações adversas hematológicas.

Reações Adversas
Nas doses recomendadas o Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) é, geralmente, muito bem tolerado. Como acontece com outros produtos que contêm sulfonamidas e/ou pirimetamina, podem ocorrer as seguintes reações adversas ou de hipersensibilidade: - Reações cutâneas: erupção cutânea, prurido e discreta queda de cabelo têm sido observados. Essas reações são normalmente brandas e desaparecem espontaneamente com a retirada da medicação. Em raríssimos casos, particularmente em pacientes hipersensíveis, podem ocorrer reações graves, às vezes letais, como o eritema multiforme, a síndrome de Stevens-Johnson e a síndrome de Lyell. - Reações gastrintestinais: sensação de plenitude, náuseas, raramente vômitos, estomatite. Têm sido descritos casos isolados de hepatite ocorrendo na vigência de tratamento com Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina). - Reações hematológicas: em raros casos têm sido observadas leucopenia (usualmente assintomática), trombocitopenia e anemia megaloblástica. Em casos extremamente raros estas reações tomam a forma de agranulocitose e púrpura. Geralmente, todas estas reações regridem com a suspensão do medicamento. - Outras reações adversas: cansaço, cefaléias, febre e polineurite podem ocorrer ocasionalmente. QUANDO A CLOROQUINA É ASSOCIADA AO Fansidar (SULFADOXINA + PIRIMETAMINA) OBSERVA-SE AUMENTO DA INCIDÊNCIA E DA GRAVIDADE DAS REAÇÕES ADVERSAS.

Posologia
Posologia a) Tratamento curativo da malária com dose única DOSE ÚNICA comprimidos ampolas Adultos 3 3 Crianças com 5 - 10 kg 1/2 1/2 Crianças com 11 - 20 kg 1 1 Crianças com 21 - 30 kg 1 e 1/2 1 e 1/2 Crianças com 31 - 45 kg 2 2 As ampolas devem ser aplicadas em injeção intramuscular profunda. Não devem ser adicionadas a soluções para infusão venosa. b) Profilaxia ou tratamento supressivo da malária As doses indicadas no quadro a seguir devem ser tomadas como dose única. Pessoas semi-imunes de 4 em 4 semanas Pessoas não imunes 1 vez por semana Adultos (de acordo com o peso) 2 - 3 comprimidos 1 comprimido Doses mais altas para pessoas com mais de 60 kg de 4 em 4 semanas de 2 em 2 semanas Crianças com 5 - 10 kg 1/2 comprimido 1/2 comprimido Crianças com 11 - 29 kg 1 comprimido 1 comprimido Crianças com 30 - 45 kg 2 comprimidos 1 e 1/2 comprimidos Para profilaxia da malária, a primeira dose de Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) deve ser administrada 1 semana antes da viagem para a área endêmica; a administração deve ser continuada conforme o esquema posológico mencionado, durante o período de permanência na área e nas 6 primeiras semanas após o retorno. Para conseguir resposta terapêutica mais rápida e evitar recaídas (recrudescências), recomenda-se administrar quinina concomitantemente, na posologia usual durante 3 a 7 dias, por via oral ou, em casos graves, por infusão venosa. Duração da profilaxia ou do tratamento supressivo: no máximo durante 2 anos, pois não existe, até o momento, nenhuma experiência de administração durante período mais prolongado. c) Tratamento de toxoplasmose O seguinte esquema posológico tem demonstrado ser eficaz em adultos: 2 comprimidos uma vez por semana durante 6 a 8 semanas (quando existe comprometimento do SNC, associar espiramicina na dose de 3 g por dia durante 3 a 4 semanas). Até o momento não existe experiência em crianças. d) Profilaxia de infecção por Pneumocystis carinii Crianças: 40 mg/kg (tomando-se como base a sulfadoxina) a cada 2 semanas. Dosagem proposta para adultos: 1 a 2 comprimidos por semana.

Superdosagem
- Sintomas possíveis: anorexia, náusea, vômito, sinais de excitação e possivelmente convulsões e alterações hematológicas (anemia megaloblástica, leucopenia, trombocitopenia). - Tratamento: lavagem gástrica, reposição hídrica na intoxicação aguda, diazepam ou barbitúricos por via parenteral nos casos de convulsões. Monitoramento da função renal e hemogramas repetidos no mínimo durante 4 semanas após a superdosagem. Se forem encontradas as alterações hematológicas mencionadas, administrar ácido folínico por via intramuscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário